BLOG DA UNIBES

União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social

Aniversariantes de Fevereiro

Posted by UNIBES em 28/01/2009

A UNIBES parabeniza todos os colaboradores e voluntários que completaram mais um ano de vida:

  01 – MARCOS AURÉLIO DA SILVA – PORTARIA/N.S.E

  02 – RENE IRENE CALDERON – VOLUNTÁRIO

  03 – SHEILA GONÇALVES DIAS FAUSTINO – BAZAR

  03 – VICTOR JOSÉ DA SILVA – BAZAR

  04 – ANDRE COJI – VOLUNTÁRIO

  04 – MEYER JOSEF NIGRI – VOLUNTÁRIO

  04 – VIVI BOEHM NIGRI – VOLUNTÁRIO

  05 – NADIA BAUMEL – VOLUNTÁRIO

  05 – REGINA CELIA RESENDE WEKSLER – VOLUNTÁRIO

  06 – HENRIQUE SERGIO SZIFER – ADMINISTRAÇÃO

  10 – SANDRO FERREIRA DE LIMA – BAZAR

  13 – OSCAR NIMITZ – VOLUNTÁRIO

  15 – MARCELO DE OLIVEIRA – BAZAR

  17 – JANETE MARIA PEREIRA ARRUDA – VOLUNTÁRIO

  17 – MARCELO FELBERG – VOLUNTÁRIO

  18 – BERTHA NIMITZOVITCH – VOLUNTÁRIO

  18 – VILMA TAGLIANETTI DA SILVA – VOLUNTÁRIO

  18 – BETTY ZYMBERG ENY – C.E.I BETTY LAFER

  19 – ANA SYKIND LESZKOWICZ – VOLUNTÁRIO

  21 – MARIA DA GLÓRIA C RIVITTI – SERVIÇOS

  22 – MARISA SEREBRENIK SZUSTER – VOLUNTÁRIO

  23 – JOHN FREDERICK KONIG – VOLUNTÁRIO

  23 – MARINA ANITA GRYTZ – VOLUNTÁRIO

  23 – MARIA GERLANIA A. DE OLIVEIRA – C.E.I BETTY LAFER

  25 – JOSÉ ALVES DA SILVA – N.S.E

  25 – PRISCILLA V. MENDES REFAHI – PROFISSIONALIZANTE

  26 – JEFFERSON DE OLIVEIRA SANTOS – ARMAZÉM SOLIDÁRIO

  27 – MIRIAM ALMEIDA DOS SANTOS – N.S.E

  28 – DANIEL CANDELI – VOLUNTÁRIO

Posted in ANIVERSÁRIOS DO MÊS | Leave a Comment »

O que é Sucot?

Posted by UNIBES em 16/10/2008

Sucot é a festa que relembra a peregrinação que o povo hebreu fez pelo desrto, durante 40 anos, até poderem entrar na terra de Israel. A palavra sucot é o plural de sucá, que significa “cabana”. A palavra remete à moradia dos hebreus no deserto.

Sucot inicia-se no dia 15 de Tishrei e tem duração de oito dias. A data, celebrada cinco dias após o Iom Kipur, ameniza a tensão dos Iamim Noraim (Dias Temíveis). Ela foi fixada nesse período para coincidir com a época da colheita, em Israel. Por isso essa festa também recebe o nome de Chag Haassif (Festa da Colheita).

Um dos preceitos é morar, durante a época da festa, na sucá. Porém, como isso é uma mitzvá difícil de cumprir a obrigação foi substituida por uma única refeição dentro da sucá. Algumas famílias constroem sua própria sucá, mas, como para algumas pessoas isso é inviável, pode-se reunir na sucá da sinagoga para fazer a refeição.

 

Outro preceito é fazer a benção sobre quatro espécies de plantas: o etrog (fruta cítrica semelhante à cidra), lulav (feixe de folhas de palmeira), hadas (ramos de murta) e aravá (dois ramos de salgueiro). O objetivo disso é relembrar a época da colheita e da perigrinação ao Templo de Jerusalém. 

Segundo a tradição, as quatro espécies representam todos os tipos de frutos e de pessoas. A mensagem é que a natureza só se torna completa — e um povo só se torna coeso — com todos juntos. Assim, é feita uma analogia com as diferentes personalidades do ser humano com relação ao cumprimento dos preceitos e à união do povo judeu:

• O etróg tem sabor e aroma, simbolizando aqueles que conhecem as leis religiosas e as praticam.

• O lulav tem sabor, mas não tem aroma, em referência àqueles que conhecem as leis, mas não as seguem. 

• O hadás possui aroma, mas não tem sabor, simbolizando os que observam e praticam boas ações, mas não conhecem a Torá ou outros mandamentos religiosos.

• O aravá não possui sabor e nem cheiro, simbolizando os que estão afastados do judaísmo.

Fonte: www.cip.org.br

Imagens: www.dmt.oslo.no

Posted in DATAS JUDAICAS | Leave a Comment »

O que é Iom Kipur?

Posted by UNIBES em 06/10/2008

Iom Kipur é, considerado por muitos sábios, como a data mais importante do calendário judaico, pois é quando, segundo a tradição, D´us julga as pessoas e decide quem será inscrito no “livro da vida”. No calendário judaico a festividade começa no entardecer que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol.

A data é dedicada aos judeus se arrependerem de seus pecados e pedirem desculpas uns aos outros e à D´us. Nesse dia os judeus jejuam, não se embelezam e não mantém relações sexuais.

Na véspera de Iom Kipur faz-se uma refeição antes de começar o jejum, no meio da tarde. Ao entardecer, quando começa a festividade, as pessoas se dirigem as sinagogas para acompanharem as orações. A primeira reza é chamada de “Kol Nidrei” (Todos os meus pecados, em hebraico), repetida três vezes. No dia seguinte, de volta à sinagoga, começam diversas rezas de confissões. Reza-se também o Izcor, oração em homenagem aos parentes diretos já falecidos (pai, mãe, filho (a), irmão (ã), marido ou esposa). Algumas sinagogas permitem rezar pela memória de um amigo ou por pessoas que tombaram em guerras ou morreram em tragédias. Por fim temos a Nehilá (trancamento) quando, simbolicamente, D´us dá o seu veredito. As portas do armário onde se guardam os rolos da Torá (bíblia judaica) ficam abertos, simbolizando os portões do céu que ficam abertos para receber as orações. Por fim, toca-se o Shofar e encerra-se o jejum.

Fontes: www.cip.org.br e www.wikipedia.org

Posted in DATAS JUDAICAS | Leave a Comment »

Piano na Praça com Francis Hime

Posted by UNIBES em 19/09/2008

A dica cultural para esse fim-de-semana é a apresentação que o pianista carioca Francis Hime faz este sábado, às 15 horas, na praça Dom José Gaspar. O evento faz parte do projeto Piano na Praça, que traz músicos à região central da capital paulista.

No recital, Hime transitará entre a música popular e erudita, tocando algumas de suas composições feitas em parcerias com Chico Buarque e Vinícius de Morais e peças eruditas como “Sinfonia nº 1”.

Piano na Praça acontece este sábado, às 15 horas, na praça Dom José Gaspar, s/n (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). O evento é grátis.

Posted in NOTÍCIAS | Etiquetado: | Leave a Comment »

Grande estréia

Posted by UNIBES em 12/09/2008

Nessa sexta-feira estréia o novo filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, “Ensaio sobre a cegueira”. Baseado no livro homônimo do escritor português José Saramago, o filme parte do instante em que um homem está em seu carro, esperando o semáforo ficar verde, quando, sem nenhum motivo, fica cego.

Ele é a primeira vítima de uma epidemia que se espalha por uma cidade não identificada.  O primeiro cego procura um médico, que não consegue descobrir qual é o problema. Ao chegar em casa, o homem relata o ocorrido a sua mulher. Ela, a mulher do médico, interpretada por Julianne Moore, é aparentemente a única imune à epidemia.

Com o intuito de evitar que a cegueira infectasse mais pessoas, o governo leva grupos de cegos para locais isolados, onde devem ficar em quarentena. O médico (Mark Ruffalo), um dos primeiros a ficar cego, é levado a um desses espaço. Para não abandonar seu marido, a mulher do médico finge estar cega e fica com ele.

Não deixe de conferir essa grande estréia!

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »

“O mistério do samba”

Posted by UNIBES em 28/08/2008

As Dicas Culturais voltam essa semana para recomendar o documentário “O mistério do samba”. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda (sobrinho de Chico Buarque) e Carolina Jabor (filha de Arnaldo Jabor), a obra foi produzida pela cantora e compositora Marisa Monte, ao lado de Hollanda e Leonardo Netto.

Trata-se de um resgate da história da escola de samba Portela, uma das mais tradicionais do Carnaval e do samba carioca, em Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio. O longa entrevista personalidades da Velha Guarda, que contam histórias e resgatam sambas antigos da agremiação.

O filme é a culminação de um projeto que começou há dez anos. Em 1998 Marisa Monte gravou o CD “Tudo azul”, um resgate de sambas portelenses esquecidos e convidou Lula para frequentar e registrar as rodas da escola. A idéia de juntar tudo em um longa surgiu há dois anos, depois do diretor perceber o rico material que tinha em mãos.  

Não deixem de conferir essa grande estréia e de se deleitar com a boa música!

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »

Combatendo o aquecimento global

Posted by UNIBES em 14/08/2008

“É possível uma só pessoa fazer algo efetivo contra o aquecimento global?”. É com essa pergunta que o grupo Movimento Sustentável, que tem por objetivo combater o aquecimento global, convida as pessoas a fazerem sua parte.

As ações propostas pelo movimento são simples de serem executadas e não precisa gastar muito dinheiro.  Tirar os aparelhos da tomada, reciclar seu lixo e comprar produtos com menos embalagens e outas inciativas evitam que 10 quilos de gás carbônico (em média) sejam jogados no nosso ar todo mês.

A idéia do movimento é reunir mais de 1 milhão de “Cidadãos Sustentáveis”, evitando assim que 10 milhões de quilos de  gases que contribuem para o aquecimento global por mês sejam lançados na atmosfera.

Para saber mais sobre como contribuir com essa causa acesse o site www.cidadaosustentavel.com.br.

 

 

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »

Capacitação para a vida

Posted by UNIBES em 04/08/2008

Joyce dos Santos Dias tem 17 anos, está no segundo colegial e é formada no curso Rotinas de Escritório, oferecido pelo Programa de Capacitação Profissional Unibes-GMK. Depois de formados os alunos passam por algumas empresas, onde estagiam, antes de procurarem um emprego. Joyce estagiou na rede de cinema Cinemark e no Departamento de Comunicação e Marketing da Unibes. Nessa entrevista ela revela como conheceu a instituição, seus gostos e seus planos para o futuro.

 

Comunica, Unibes: Joyce, você está no segundo colegial, certo? Onde você estuda?

Joyce dos Santos Dias: Eu estudo na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, do lado de casa.

Comunica: E onde você mora?

Joyce: Taipas, na Zona Norte de São Paulo.

Comunica: Como você conheceu a Unibes?

Joyce: Um amigo meu fez o curso Rotina de Escritório e me recomendou. Aí eu fui fazer a prova e passei.

Comunica: O que você achou do curso?

Joyce: Gostei muito, fiz novas amizades e aprendi bastante.

Comunica: O que você aprendeu?

Joyce: Aprendi a lidar com as pessoas. Antes eu era muito fechada, as pessoas me achavam brava. O curso ajudou a mudar o meio jeito.

Comunica: Depois de formada o que você fez?

Joyce: Depois eu fui trabalhar no Cinemark do Shopping D.

Comunica: O que você fez lá?

Joyce: Eu trabalhei atendendo o cliente. Trabalhei na bilheteria, no snack bar (onde vende pipoca, refrigerantes etc), ajudei na entrada, recolhendo ingressos, cuidando da porta do cinema e ajudei na sala de projeção.

Comunica: O que você gosta de fazer?

Joyce: Gosto muito de ler, ouvir música e ver jornal.

Comunica: Qual foi o último livro que você leu?

Joyce: Foi Pollyanna Moça (de Eleanor H. Porter).

Comunica: E o que você gosta de escutar?

Joyce: Pagode. Gosto muito do Jeito Moleque. Minha música preferida deles é Para Tudo

Comunica: Você tem alguma comida preferida?

Joyce: Adoro bolinho de chuva, poderia almoçar isso.

Comunica: O que você pretende para o futuro?

Joyce: Quero terminar os estudos e prestar faculdade para jornalismo. Eu estava em dúvida entre jornalismo e letras, mas essa vivência (trabalhar no Departamento de Comunicação e Marketing da Unibes) me deu vontade de escolher jornalismo.

Comunica: Que área do jornalismo você mais se interessa?

Joyce: Economia. É a primeira coisa que eu leio.

Comunica: Você tem algum jornalista que admira?

Joyce: A Fátima Bernardes. A história dela é muito legal.

Comunica: Onde você se vê em dez anos?

Joyce: Na minha casa própria, estudando, trabalhando como jornalista e casada, com uma filha.

Comunica: Qual a importância da Unibes pra você?

Joyce: Sou muita agradecida pela oportunidade dada pela Unibes. Vou usar o que eu aprendi aqui não só no trabalho, mas para a minha vida. Espero que a Unibes possa ajudar mais pessoas como eu.

 

 

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »

Evitando problemas nas costas

Posted by UNIBES em 30/07/2008

A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo. Ela serve para nos dar sustentação, movimentação e também funciona como um duto, onde os feixes nervosos passam, ligando órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

Ela é capaz de aguentar traumas ao longo do tempo, mas mesmo assim ela exige cuidados. Um movimento errado ou uma postura inadequada podem causar desde dores e desconfortos até hérnias de disco e bico-de-papagaio.

A seguir vão algumas dicas sugeridas pelo site dornascostas.com.br de como se sentar de frente ao computador.

– Em primeiro lugar, verifique se a disposição dos móveis é adequada à sua atividade profissional.

– Evite andar com a cadeira de rodinhas se torcendo para pegar objetos em armários; prefira sempre levantar e andar usando padrões de movimentos adequados para pegar coisas tanto nas prateleiras de cima como nas de baixo. Evite segurar o telefone entre o ombro e o pescoço e deixe-o em uma posição fácil de ser alcançado. 

– O mobiliário e o equipamento disponível para seu trabalho devem estar distribuídos de forma que facilite sua execução, minimizando lesões. A cadeira deve ser regulada conforme a dimensão do seu corpo, ou seja, joelhos e tornozelos em ângulo reto. A cadeira deve ter apoio lombar que sustente sua postura ereta e apoio para os antebraços. A altura ideal de uma mesa de trabalho deve ser aproximadamente 5 cm superior a altura do cotovelo.

– O teclado deve estar aproximadamente na mesma altura dos cotovelos. A melhor posição para a tela do computador é  15 graus para baixo da linha horizontal e a aproximadamente 40 a 70 cms. de distância dos seus olhos. Se você costuma ler documentos enquanto digita, use um suporte para leitura, pois assim você pode prevenir movimentos combinados do pescoço e tronco que, com o tempo, podem causar dor.

– Observe se o encosto da sua cadeira é levemente inclinado para trás,  pois assim diminui as cargas musculares estáticas na coluna.

– A utilização de apoios para os punhos também reduz a atividade muscular dos músculos superiores do ombro. No entanto, é importante que você experimente para verificar se é confortável para você usá-los.

– Dentro dos padrões acima mencionados você deve experimentar variações para descobrir as posições ideais para seu conforto. O mais importante é você se sentir confortável, relaxado, e usando seus movimentos de forma correta e harmoniosa, sem esforço desnecessário.

Para maiores informações não deixe de acessar http://www.dornascostas.com.br/

 

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »

Anima Mundi

Posted by UNIBES em 23/07/2008

Entre os dias 23 e 27 de julho acontece, aqui na capital, o 16º Festival Internacional de Animação do Brasil,  mais conhecido como Anima Mundi. Serão quatro dias de intensa programação, com a exibição de 441 filmes de todo o mundo, além de palestras com nomes renomados da área e workshops.

Os filmes estão organizados em seis mostras competitivas: curta-metragem, longa-metragem, curta infantil, animação brasileira, filme de estudante e filme de encomenda (curtas realizados sob encomenda, para publicidade, institucionais, videoclipes ou sequências de efeitos especiais para filmes de longa-metragem). Além de um júri especializado, o público também elege os filmes que mais gostou, votando ao final de cada sessão.

Os filmes serão exibibos na Fundação Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil. Para mais informações, como horários e preços, é só acessar o site do festival: www.animamundi.com.br.

Posted in NOTÍCIAS | Leave a Comment »